sábado, 14 de setembro de 2013

Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores

24º DOMINGO COMUM
15 de setembro

          A liturgia de hoje nos apresenta Jesus como a própria bondade e ternura misericordiosa do Pai. Se, no Livro do Êxodo, a intercessão de Moisés é vista como prefiguração da de Cristo, que se fez solidário com o homem, intercedendo por nós junto do Pai; na Carta de São Paulo a Timóteo, ele afirma ter experimentado a intercessão de Nosso Senhor, que “veio ao mundo para salvar os pecadores”.
        “Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para escutá-lo”, conta-nos o Evangelho. Gente desprezada, gente mal vista, gente excluída pela sociedade de seu tempo se aproximava de Jesus para escutar as suas palavras. Os homens praticantes e doutores da Lei daquele tempo, os que diziam conhecer a palavra do Deus, criticavam Jesus por isso. Ele, no entanto, misturando-se com os marginalizados, mostrava que o coração do Pai é ternura, amor, compaixão e misericórdia.
        O Deus, revelado a nós por Jesus, a quem Ele chama e nos ensina a chamar de Pai é bom, compassivo e misericordioso. Ele se preocupa conosco e sabe que, para nós, não há felicidade verdadeira senão perto d’Ele. No Livro do Êxodo, depois de Moisés suplicar a Deus em favor do seu povo, Ele se mostra misericordioso e perdoa o mal os pecados do seu povo. Assim, também na figura do pai da parábola do filho pródigo, Deus se mostra misericordioso para com o pecador.
        São Paulo experimentou a misericórdia do Pai, “porque agia com a ignorância de quem não tem fé”. Diz-nos o Apóstolo que encontrou misericórdia, para que nele como “primeiro [pecador], Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza de seu coração”, como “modelo perfeito de todos os que crerem nele para alcançar a vida eterna”. Será que somos com a nossa vida verdadeiras testemunhas da graça e da misericórdia de Deus para conosco?
        Que Deus nos dê a graça de sermos também nós modelos perfeitos de fé em Jesus a fim de alcançarmos a vida eterna. Assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Em até 24h, ele será aprovado e estará disponível para visualização.