A festa do padroeiro de nossa comunidade, São Pio de Pietrelcina, da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, que acontecerá entre os dias 5 e 8 de setembro de 2013, em sua segunda edição, quer levar-nos à reflexão sobre o caminho a seguir para a santidade. Em cada dia, meditaremos um aspecto desse caminho que Padre Pio trilhou.
Nesse sentido, o papa Francisco publicou em seu twitter, no início de seu pontificado: "A oração, a humildade e a caridade: este é o caminho para a santidade". Eis o tema que, nestes dias abençoados, meditaremos, tendo como exemplo a fé de Padre Pio que, por sua obediência e entrega ao Senhor, chegou à santidade, a qual todos somos chamados.
PRIMEIRO DIA
Na quinta-feira, 5 de setembro, meditaremos sobre a oração. Um pensamento de nosso padroeiro norteará a nossa reflexão: “A oração faz desaparecer a distância entre o homem e Deus”. A liturgia da palavra deste dia, providencialmente, é um convite à oração insistente, "a fim de que cheguemos a conhecer plenamente a vontade de Deus" (Cl 1,9). Sem dúvida, a vontade de Deus é que todos cheguemos à santidade, da qual Ele é fonte e princípio.
SEGUNDO DIA
Na sexta-feira, 6 de setembro, meditaremos sobre a humildade. Novamente, Padre Pio norteia a nossa reflexão com a constatação de que "a humildade é o reconhecimento da renúncia de si mesmo”. Na Carta aos Colossenses, São Paulo nos lembra que tudo foi criado por meio de Deus e para Ele. De fato, ser humilde é reconhecer que Deus é o centro de tudo, que Ele é a razão do nosso ser e do nosso existir.
TERCEIRO DIA
No sábado, 7 de setembro, meditaremos sobre a caridade. São Pio de Pietrelcina sobre a caridade nos diz: “A caridade é o metro com o qual o Senhor nos julgará”. O papa Bento XVI nos diz, em sua Carta Apostólica Porta Fidei, que "a caridade sem fé seria um sentimento constantemente à mercê da dúvida". Do mesmo modo, a fé é indispensável a qualquer bem que queiramos fazer. Fé e caridade se complementam: pela fé cremos e pela caridade nossa fé se concretiza em ações. Mereceremos a misericórdia divina tanto mais misericordiosas forem as nossas ações.
DOMINGO FESTIVO DO PADROEIRO
A liturgia deste domingo, o 23º do tempo comum, já é um roteiro do caminho para a santidade. Diz-nos Jesus, no Evangelho de São Lucas: “Quem não carrega a sua cruz e não caminha após mim, não pode ser meu discípulo” (14, 27). O verdadeiro cristão, naturalmente vocacionado à santidade, deve agir como discípulo do Senhor, preterindo-O sempre à família e às nossas necessidades materiais que não nos saciam plenamente. Colocar Jesus em primeiro lugar: este é o caminho para a santidade! Que nossos olhos se abrem a esta verdade nesta festa de São Padre Pio!
São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário! Em até 24h, ele será aprovado e estará disponível para visualização.