A palavra entusiasmo tem a sua origem no grego e quer dizer: ‘aquele que leva um deus dentro’. Por isso, diz o papa Francisco, quando ainda era Arcebispo de Buenos Aires, em 2012, em uma de suas tradicionais Cartas aos Catequistas por ocasião do seu dia: “quando nos deixamos levar pelo entusiasmo, uma inspiração divina entra em nós e se serve da nossa pessoa para se manifestar”.
A liturgia da palavra, na Festa de São Mateus, quer-nos recordar exatamente o entusiasmo com que o Apóstolo e Evangelista segue a Jesus, quando do seu chamamento. Conta-nos o próprio São Mateus: “Segue-me!”, disse Jesus. Ele se levantou e seguiu. Também nós, hoje, somos chamados a seguir Jesus com fervor e entusiasmo!
“O entusiasmo, o fervor ao qual o Senhor nos chama não pode ser um resultado de um movimento da nossa vontade ou uma simples mudança interior de ânimo, é graça de Deus, é renovação interior, transformação profunda que se fundamenta e se apoia na presença de Jesus que nos convida a segui-lo e que caminha conosco”, diz-nos o Santo Padre.
Que esta Festa de Nossa Senhora das Dores seja um tempo propício para que nos entusiasmemos com o convite que Jesus nos faz a cada um de nós, individualmente, para segui-lo! Que o Senhor Jesus Cristo, caminhando conosco, transforme nossos medos em ardor, nossa tristeza em alegria, nosso coração fechado em atitude de encontro sincero com os irmãos.
Por isso, neste sétimo dia de festa, queremos dizer: Dai-nos, ó Mãe, viver o chamado com entusiasmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário! Em até 24h, ele será aprovado e estará disponível para visualização.